Teclados: A Nova Geração

Enquanto o seu colega periférico mouse foi inventado, popularizado e aprimorado com formas ergonômicas e raios laser de alta precisão em menos de 30 anos, o humilde teclado, filho das máquinas de escrever e com layout de teclas inventado em 1868 com o objetivo de evitar problemas técnicos que há mais de um século não mais existem, certamente mudou muito pouco.

Até agora!

Em 2005 o estúdio de design industrial russo Art.Lebedev causou impacto ao anunciar o teclado-conceito Optimus Maximus (nome modesto, não?):
optimus_maximus.jpg
O charme todo da idéia é que cada tecla contém uma mini-tela colorida, parente daquelas telinhas na parte de trás das câmeras digitais, permitindo uma grande adaptação contextual. Por exemplo, as teclas poderiam ser configuradas para mostrar caracteres cirílicos (Б,Г,Д,Ж,З,Й,…) para a digitação em russo em um momento e caracteres ocidentais para escrever em inglês no momento seguinte. Outro uso seria mostrar direto no teclado os atalhos e funções específicas de cada programa:

Layout para Photoshop
optimus_photoshop.jpg

Layout para Quake III
optimus_quake.jpg

Gostou? Quer um? Se sim, você vai ter que esperar, presumivelmente junto com um monte de tradutores, gamers, designers viciados em teclas de atalho e fãs de coisas tecnológicas e luzinhas coloridas em geral. Apesar do grande interesse demonstrado pelo público tecnófilo em ter um teclado assim, o pessoal do Art.Lebedev já gastou dois anos em pesquisa e desenvolvimento para transformar as “concepções artísticas” acima em um produto tangível. E por enquanto sem resultado.

Os mais impacientes podem acompanhar o blog do desenvolvimento do teclado, ou até “pré-encomendar” o seu exemplar no site, por cerca de US$1500. A última data prevista para entrega (maio de 2007) passou faz tempo e agora falam em 20 de dezembro. Resta ver se vão realmente fabricar a coisa ou se o Optimus Maximus vai entrar pra história do vaporware.

Enquanto isso, a empresa Coreana Luxeed oferece uma alternativa para quem só gostou da parte das luzinhas coloridas:

teclado_luxeed.jpg
E as luzes mudam de acordo com a música! Finalmente, seu teclado pode virar uma pista de dança de discoteca gay. Nas palavras do fabricante: Feel Music!! Feel Together!! Express Yourself!!

E pra quem acha que essa frescura toda de cores e displays nas teclas é irrelevante porque usuários sérios de verdade conseguem digitar sem nunca precisar olhar pra baixo, o teclado Happy Hacker Professional pode parecer mais interessante:

happy_hacker_pro.jpg

Minimalismo é isso aí.

Ninguém comentou ainda. Fala aí!

Ninguém comentou ainda. Fala aí!

Deixe sua opinião: